English Version

NEWS - Fique por dentro das notícias e novidades

Sonia Ambar Amaral
Sônia Ambar Amaral - presidente do Grupo Ambar Amaral

Sônia Ambar Amaral, mulheres da aquicultura

MULHERES DA AQUICULTURA – Sônia Ambar Amaral, de odontóloga ao controle repentino de um projeto de pecuária e aquicultura, tornando-o um dos maiores grupos empresariais de proteína animal do Brasil.

A entrevistada desta vez é a empreendedora, com base em Santa Fé do Sul, interior de São Paulo, e no interior do Mato Grosso. Comanda um grupo de oito empresas com predominância na proteína do peixe e é, conforme a Forbes, uma das 100 mulheres mais poderosas do agro brasileiro. Sem perder a humildade e a ternura, diga-se #mulheres da aquicultura #empoderamento da mulher #sonia âmbar amaral #piscicultura #aquicultura #entrevista com sonia âmbar amaral

Para quem conhece Sônia Ambar Amaral nos meios sociais e empresariais do setor de aquicultura, em Santa Fé do Sul, interior de São Paulo, neste estado, e no Brasil, desnecessário é apresentá-la. Para quem não a conhece, trata-se de uma mulher extraordinária, como cidadã, profissional, mãe, esposa e empreendedora, com uma energia, coragem e determinação que contagiam a todos que têm a felicidade de partilhar de sua amizade e liderança. Odontóloga, ela teve que, de um dia para outro, deixar sua profissão e assumir, juntamente com seus filhos, o controle da família e do ideal empresarial de seu esposo que partira para outra dimensão. “... foi arregaçar as mangas, com muita fé em Deus e sem perder o propósito de ser uma empresa que fosse exemplo e inspirasse vidas. Seguimos unidos e desejando sempre prosperar, abençoando vidas e influenciando pessoas com nossa trajetória”, diz ela nesta entrevista.

Empreendedora nata, ela resume as estratégias que fizeram do grupo que dirige -Ambar Amaral- um dos maiores em aquicultura verticalizada do Brasil: “Buscar soluções inovadoras, eficientes e que garantam, além da segurança do nosso produto, um ambiente de trabalho igualmente seguro e com a prática real dos nossos valores que são: Deus, Honestidade, Respeito, Comprometimento, Felicidade, Inovação e Gratidão”.

O Grupo Ambar Amaral, com 40 anos de existência, é composto pelas empresas Nelore Ambar Amaral, Brazilian Fish Pisciculturas, Brazilian Fish Frigorífico, Raguife Rações, Brazilian Fish Alimentos, FibraON Internet, Fish Farm e Biofertilizantes.

Caricatura Sônia Ambar AmaralSônia Ambar Amaral - presidente do Grupo Ambar AmaralMulher muito premiada por sua competência e visão empreendedora, chegou a ser eleita pela Revista Forbes como uma das 100 mulheres mais poderosas do agronegócio brasileiro. Mas sem perder a ternura e a humildade. “É uma honraria muito grande, poder estar em uma conceituada revista de economia e negócios conhecida no mundo todo, ao lado de mulheres com trajetórias tão lindas e, mais que isso, poder representar as mulheres do meu país, o agro que alimenta o mundo e o nome da minha família”, diz sobre a honraria.

“Sou uma mulher simples, cristã, que ama sua família, tentando ser uma pessoa melhor todos os dias e cumprir o propósito que tenho nessa Terra. Isso me define pessoal e profissionalmente”, diz, definindo o seu perfil pessoal.

Segue a entrevista.

Centro-Oeste Farm News (COFARMNEWS) – Doutora Sônia Ambar Amaral! É com muito prazer e satisfação que a tenho como entrevistada nesta série deste site. Confesso que o desejo de entrevista-la vem desde 2016, quando, integrando uma comitiva de jornalistas de agronegócio, visitei sua empresa em Santa Fé do Sul, e me encantei com o empreendedorismo da família, a organização, a criatividade e, acima de tudo, com o seu pulso forte - coragem e determinação - em, de forma repentina, assumir o controle da empresa na falta do seu esposo, pelo visto, um homem de muita visão. Como foi este processo, lembrando que você teve que sair da sua formação acadêmica e profissional, a Odontologia, para tornar-se comandante de uma empresa recém-criada?

Sonia Ambar Amaral – Muito obrigada por todas as palavras dedicadas a mim e a minha família de maneira tão carinhosa. Na verdade, o Grupo Ambar Amarall existia desde 1983, por ocasião do meu casamento. O nome do grupo é formado por meu sobrenome e o do meu marido. Era o que tínhamos de melhor - os nossos nomes - e assim resolvemos denominar o grupo.

Mesmo sendo uma profissional da saúde e professora universitária, sempre acompanhei meu marido e as empresas e com a perda do nosso comandante busquei forças, pois, na ocasião, meus filhos eram recém formados e minha presença nas empresas fortalecia o grupo e trazia confiança, principalmente para os meus próprios filhos.  Sei que fui, como filha de imigrantes, preparada para a vida, mas sei também que foi Deus o meu alicerce, a minha força e o é até hoje.

COFARMNEWS – Lembro que um dos seus filhos, o Ramon, disse que o pai dele era criador de nelore em Mato Grosso e iniciou o projeto de piscicultura em Santa Fé do Sul para ter os filhos recém-formados próximo a família. Mas, logo ele partiu para o outro plano da vida. Como foi para a família, já sem a visão pecuarista do seu Antônio Carlos Lopes do Amaral, tocar a criação de gado em Mato Grosso e a piscicultura em Santa Fé do Sul?

Sonia Ambar Amaral – Como disse, eu sempre estive ao lado do meu marido, mesmo tendo um trabalho paralelo na minha área, e o desenho de nossas empresas estava formatado. Um dos meninos, o Ramon, já estava nas pisciculturas; o outro, o Felipe, participou do projeto da construção da indústria de rações e o Guilherme, também,  estava nas fazendas (em MT).  O desafio era tornar real tudo o que havia sido sonhado pelo nosso capitão e foi o meu propósito e o dos meus filhos. Graças a Deus continuamos escrevendo essa história.

CONFARMNEWS – O mais interessante desta história, ao meu ver, é que mãe e filhos permaneceram unidos em torno do ideal do chefe de família e empreendedor que partiu. Isto é raro em empresa familiar. Conta para nós sobre este processo.

Sonia Ambar Amaral – Como disse na pergunta anterior, foi arregaçar as mangas, com muita fé em Deus e sem perder o propósito de ser uma empresa que fosse exemplo e inspirasse vidas. Seguimos unidos e desejando sempre prosperar, abençoando vidas e influenciando pessoas com nossa trajetória.Família Ambar Amaral

COFARMNEWS – Oportuno a esta questão, segue as perguntas da Marilsa Patrício, coordenadora da Aquishow Brasil e da PeixeSP, minha convidada para esta entrevista.

Marilsa Patrício - Qual a diferença da aquicultura dos tempos em que o seu grupo começou e a da atualidade, o que mudou?

Sonia Ambar Amaral – Muita coisa mudou nesses 15 anos, desde a nutrição dos animais, equipamentos e máquinas, automação, softwares, capacitação profissional, entre outros recursos que nos permitem ter um produto mais seguro para estar na mesa do consumidor.

Marilsa Patrício - O consumo de pescado aumentou a partir dos pratos criados pela Brasilian Fish? (boutique de pratos a base de peixe do grupo).

Sonia Ambar Amaral – Sim, com certeza. Há ainda o mito de não comer peixe pela dificuldade no preparo e pela insegurança de ter espinhos. Com os diferentes cortes e pratos prontos facilitamos a vida do consumidor e com isso aumentamos o consumo do pescado.

Marilsa Patrício - O Grupo Ambar Amaral, hoje uma empresa de grande porte, verticaliza toda a atividade piscícola e vem colhendo bons resultados, segue crescendo. Por outro lado, grandes outras empresas do mesmo segmento e, também, verticalizada, passaram - ou passam – por grandes dificuldades, inclusive com pedido de recuperação judicial. Qual é a estratégia de sua empresa para crescer sempre?

Sonia Ambar Amaral – Nesse sentido, posso apenas falar pela nossa empresa. Somos um grupo familiar e trabalhamos todos, sem exceção, no nosso negócio, fazendo valer o ditado que diz: "O olho do dono é que engorda o boi.” (Sorri)

Nossa atividade é muito trabalhosa e viver o dia a dia, ao lado dos nossos colaboradores, muitas vezes no chão de fábrica, conhecendo e os tratando pelo nome, talvez seja um grande diferencial nas nossas empresas.

Buscar soluções inovadoras, eficientes e que garantam, além da segurança do nosso produto, um ambiente de trabalho igualmente seguro e com a prática real dos nossos valores que são: Deus, Honestidade, Respeito, Comprometimento, Felicidade, Inovação e Gratidão.

Seguimos escrevendo nossa história acreditando que é sempre possível fazer um pouco melhor para os nossos produtos, para as nossas empresas e para a vida de todos que caminham conosco nessa missão de ser exemplo de alimentar e de servir com qualidade em qualquer lugar do mundo!!

COFARMNEWS – Na sua opinião, levando-se em conta o atual estágio da piscicultura brasileira, qual é o futuro desta perante a todos os esforços para a segurança alimentar no mundo?

Sonia Ambar Amaral – Acreditamos muito no pescado e na piscicultura brasileiros. O Brasil possui 12% das reservas de água doce do planeta, constituindo 53% dos recursos hídricos da América do Sul e, ainda, estamos longe de consumir a média mundial (de pescado) que é de 20kg/ hab/ ano, enquanto por aqui consumimos 9,5kg/hab/ ano.

Acreditamos que na água, também, o Brasil, como o maior potencial hídrico existente,  pode ser o celeiro do mundo  e a tilápia, por sua vez, se destaca por ser um peixe saudável, sem espinhos, de sabor e textura leve que se adapta facilmente a todas as culinárias mundiais.

No Brasil, a piscicultura começa a dar os primeiros passos e com os investimentos feitos em automação, genética, sanidade e melhor aproveitamento temos tudo para tornar o peixe uma proteína competitiva cumprindo assim seu papel de alimentar o mundo.

COFARMNEWS – A pesquisa pública e privada tem cumprido com o seu papel no processo de tornar a piscicultura ainda maior, mais produtiva e subindo mais no ranking mundial da produção de peixes de cultivo?

Sonia Ambar Amaral – Infelizmente, muito ainda há para ser feito.

Precisamos de um programa nacional de estatística pesqueira como forma de conhecer nossa capacidade produtiva e seus desafios.

Maiores investimentos públicos em pesquisa e tecnologia para tornar a aquicultura mais sustentável, eficiente, competitiva e segura com estabelecimento de políticas para preservação da nossa biodiversidade a fim de garantir a continuidade da vida aquática das nossas águas e de tudo com que ela se relaciona.

COFARMNEWS – Qual a chance de peixes nativos como o tambaqui e o pirarucu entrarem na lista de produção comercial de empresas de grande porte como a sua?

Sonia Ambar Amaral – No nosso caso, devido a posição geográfica, diria que é muito difícil, mas nunca se pode dizer nunca!

COFARMNEWS – O Estado brasileiro (União, estados e municípios) tem feito, cada um, o seu dever de casa para o desenvolvimento da piscicultura brasileira?

Sonia Ambar Amaral – Como eu disse na pergunta anterior, é necessário maior investimentos em políticas públicas para tornarem a atividade mais competitiva e por fim, conscientizar a população da importância do pescado na economia, na saúde, na cultura e na vida brasileiras.

CONFARMNEWS – Doutora Sonia, uma pergunta constante neste tipo de material jornalístico: como você se define como pessoa, profissional e empreendedora?

Sonia Ambar Amaral Sou uma mulher simples, cristã, que ama sua família, tentando ser uma pessoa melhor todos os dias e cumprir o propósito que tenho nessa Terra. Isso me define pessoal e profissionalmente.

COFARMNEWS – Qual é a importância da sua família nesta linda história de empreendedorismo?

Sonia Ambar Amaral – Minha família é a minha base, e o melhor presente de Deus nessa terra! Seguimos unidos e fortes por que somos um!

COFARMNEWS – Como você analisa o papel da mulher em cargos de liderança política e empresarial?

Sonia Ambar Amaral – Muito se conquistou, mas ainda há muito a se conquistar. Elas estão aí, conquistando espaços, respeito e admiração. Não há um único gueto masculino que ainda não tenha sido invadido pelas mulheres.

Sônia Ambar AmaralNão há dúvidas de que a mulher está cada vez mais presente no mercado de trabalho. Este fenômeno mundial tem ocorrido tanto em países desenvolvidos como em desenvolvimento, e o Brasil não é exceção.

Elas criam filhos, quadros, músicas, programas de TV, poemas, produtos e ideias. Elas projetam pontes, fábricas, viadutos, orçamentos domésticos, novos rumos para o Brasil, para seus filhos e para sua própria vida.

A mulher é dona do mundo. Pensa mil coisas que os homens sempre esquecem, porque pensa nos detalhes que fazem a vida! E essa postura de cuidar da vida faz com que as mulheres envelheçam mais erguidas, porque a tarefa delas é a vida, somos fábrica de gente e por isso incumbidas do mundo. Por isso que, a meu ver, a valorização da mulher no mundo é um merecimento, uma noção de direito.

Acredito que todos nós, mulheres e homens, temos papeis importantes a desempenhar em cargos de liderança. O mais importante, além da nossa condição de homens ou mulheres, é que tenhamos ciência e responsabilidade da nossa importância na construção de um mundo melhor, mais justo e fraterno.

COFARMNEWS – Sua condição de uma das 100 mulheres mais poderosas do agronegócio brasileiro, conforme a Forbes e outras publicações ou instituições do agro, te envaidece?

Sonia Ambar Amaral – Sim, com certeza. É uma honraria muito grande, poder estar em uma conceituada revista de economia e negócios conhecida no mundo todo, ao lado de mulheres com trajetórias tão lindas e, mais que isso, poder representar as mulheres do meu país, o agro que alimenta o mundo e o nome da minha família.

COFARMNEWS – A senhora se faz presente, acompanhando os demais integrantes da sua empresa, nos principais eventos de aquicultura do Brasil. Qual é a importância desses eventos para o setor no Brasil?

Sonia Ambar Amaral – Esses eventos são importantes para o setor pois fortalecem, agregam, colocam em pauta discussões sobre as dores e dificuldades que cada segmento do setor vive, compartilha experiencias e nos coloca perto do que acontece no Brasil e no mundo. 

COFARMNEWS – O Governo brasileiro trabalha e deu mais um passo para a volta da exportação de pescado brasileiro para a Comunidade Europeia. Este mercado – aliás, muito exigente e de bom gosto culinário -, desperta o interesse da sua empresa?

Sonia Ambar Amaral – Sim, com certeza.

COFARMNEWS – A Brazilia Fish está preparada para vender seus produtos para os europeus?Família Ambar Amaral

Sonia Ambar Amaral – Sim, estamos prontos e preparados com inúmeras certificações podendo apresentar um produto seguro e de qualidade.

CONFARMNEWS – Doutora Sonia, mais uma vez, obrigado por esta oportunidade, deixo franco o espaço  para outras informações que você achar necessárias e gostaria que indicasse a próxima entrevistada desta série.

Sonia Ambar Amaral –  Muito obrigada pelo convite, querido Antônio Oliveira, que realiza um trabalho brilhante de jornalismo no setor,  agradeço a oportunidade de dividir nosso pensamento, agradecer também a querida Ofélia Campigotto , essa valente e competente gestora, pela indicação do nosso nome e pelas lindas palavras a nosso respeito e indicar a superintendente federal da agricultura do estado de São Paulo, Andrea Moura, que admiro, tenho carinho e que tanto nos orgulha com sua trajetória e representação. E, por fim, gostaria de dizer que vale a pena,  vale a pena trabalhar, vale a pena ter empatia pelo próximo, vale a pena ser honesto quando o mundo todo te mostra o contrário, vale a pena perder para ganhar,  vale a pena viver aquilo que Deus tem reservado para cada um de nós, por que ao final, o que se leva é o que se plantou, e o amor que vivemos no nosso coração e deixamos no coração de quem amamos!

🔳Por Antônio Oliveira - Revista Centro Oeste Farm News

Related Articles

Brazilian Fish, o sabor do Brasil

Fundada em 2007, a Brazilian Fish é uma empresa familiar, pertencente ao Grupo Ambar Amaral.

A empresa é referência nacional em filés de tilápia e outros cortes, pratos prontos à base de tilápia, aperitivos e a famosa pururuca de tilápia Brazilian Fish.

Siga-nos

Siga a Brazilian Fish nas redes sociais e acompanhe nossas novidades, receitas e muitas dicas especiais para você!

Instagram  Instagram

Facebook  Facebook

Youtube  Youtube